quarta-feira, 24 de março de 2010

Manutenção de pulverizadores

Antes da campanha:
 Verificar o estado de limpeza dos filtros.
 Verificar a pressão do amortecedor de ar da bomba.
 Verificar se as peças estão lubrificadas de acordo com as instruções do fabricante.
 Verificar a tensão das correias, se for o caso.
 Efectuar a montagem dos bicos de pulverização, com chave apropriada.
 Verificar se existem fugas e, se as houver, eliminá-las.
 Verificar a pressão dos pneus, se for o caso.

Durante a campanha e diariamente:
 Lavar convenientemente o depósito e restante tubagem.
 Limpar os filtros.
 Limpar os órgãos de pulverização (bicos).
 Limpar e lubrificar todos os pontos de lubrificação.
 Verificar o nível do óleo da bomba de aspersão.
 Verificar a pressão do ar.
 Verificar o bom funcionamento do manómetro.
 Verificar fugas e o estado das tubagens.
 Certificar-se do bom funcionamento dos dispositivos anti-gota e dos bicos.
 Verificar e regular a tensão das correias de transmissão, caso existam.

No final da campanha
 Esvaziar o depósito e lavar com água limpa.
 Não deixar calda no circuito de pulverização.
 Lubrificar as peças móveis.
 Limpar o exterior do pulverizador e repintar as peças metálicas.
 Guardar o pulverizador ao abrigo do sol, da chuva e se possível coloca-lo em cima de um estrado de madeira.
 Esvaziar os pneus, caso existam, tendo calçado previamente o aparelho.
 Retirar a pressão do amortecedor de ar da bomba.
 Descomprimir as molas do regulador de pressão.
 Certificar-se do bom estado dos dispositivos de protecção nomeadamente, as transmissões por veio telescópico dos cardans e os ventiladores.
 Substituir o óleo dos cárteres de lubrificação das bombas e das transmissões.

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